Projetos

OBS: TODOS OS PROJETOS ABAIXO APRESENTADOS ASSIM COMO OUTROS DESENVOLVIDOS PELA ENFERMEIRA ROSE, DESPERTANDO  INTERESSE POR  ALGUMA PREFEITURA OU INSTITUIÇÃO É SÓ ENTRAR EM CONTATO E SABER COMO OBTER MAIS INFORMAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO.

Alguns dos projetos já em andamento!

RESUMO DOS PROJETOS:
OBS:Todos os direitos reservados e registrados.

PROJETO EDUCAÇÃO PERMANENTE   HUMANIZAÇÃO À SAÚDE

...A educação não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também é o processo para prover os sujeitos do conhecimento e das experiências culturais, científicas, morais e adaptativas, que se tornam aptos a atuar no meio social, mundial e planetário onde depende da união dos saberes.


“O HOMEM DEVE SER SUJEITO DE SUA PRÓPRIA EDUCAÇÃO,
                                             NÃO, PODE SER OBJETO DELA!!!!!!!!!”
                                                                                             Paulo Freire

Ao relacionar essa concepção de educação com profissionais de saúde, considerado, como prática social compreende-se que em todas as ações profissionais de saúde, estão inseridas ações educativas.

Assim sendo, há preemência  em  promover efetivas oportunidades de ensino, fundamentadas no crescimento dos profissionais, bem como o reconhecimento pela função educativa no desenvolvimento do processo de trabalho. O conhecimento é um valor necessário no agir cotidiano e este embasa as suas ações.

*NEPS=Núcleo de Educação Permanente em Saúde.
É uma política do governo federal implantada no sistema único de saúde(SUS), que tem como objetivo, modificar as práticas de saúde e trazer
transformações na formação dos profissionais da área.


“MAIS DO QUE SABER E MAIS DO QUE FAZER,...
                                                   É PRECISO SABER FAZER...”

                                                                                  Paulo Freire


PROJETO CURSO LIVRE DE CUIDADORES IDOSOS

Cuidador é um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço
de amor à humanidade, de solidariedade e de doação. A ocupação de cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162, que define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”.

OBJETIVO:
Capacitar pessoas para que acompanhem o envelhecimento saudável e possam cuidar de idosos com e ou sem necessidades especiais na sua rotina.
Preservar e valorizar a convivência social e familiar do idoso. 
Proporcionar cuidados humanizados ao idoso, em situações de dependência ou não, estimulando o autocuidado. 
Oferecer informações sobre  as principais alterações orgânicas que acometem os idosos, bem como as principais doenças e seus respectivos cuidados


PROJETO  GINÁSTICA LABORAL NA SAÚDE

Ginástica laboral é o conjunto de práticas de atividades  físicas, alongamentos e relaxamentos realizados no  ambiente de trabalho. (15 minutos diários poderiam ser suficientes para desenvolvimento deste projeto,onde possivelmente todas as empresas  futuramente  serão intuídas  a esta prática)
.
FINALIDADE:
-Melhorar a qualidade de vida dos profissionais
-Diminuir riscos de doenças psico profissionais e outras
-Diminuir o stress acumulado no dia a dia destes profissionais da saúde
-Melhorar o desempenho no trabalho e no atender/acolher o usuário
-Envolver e integrar profissionais da área da saúde
-Diminuir riscos de acidentes de trabalho,assim como afastamentos prolongados e aposentadorias por deficiência de saúde.
-Diminuir gastos /custos com afastamentos de profissionais


PROJETO IMPLANTAÇÃO DA CASA DO ADOLESCENTE MUNICIPAL

O estatuto da criança e do adolescente ,lei nº 8.069/90

* Fase peculiar do desenvolvimento humano, que caracteriza-se por intenso crescimento e desenvolvimento que vão resultar em transformações acentuadas em termos físicos,psicológicos e sociais.

OBJETIVO:Promover atendimento a saúde integral do adolescente,tanto em relação aos aspectos físicos ,quanto psíquicos e sociais,através de uma abordagem diferenciada que leve em conta as características específicas desta fase do desenvolvimento humano,oferecida por uma equipe interdiciplinar  de atenção à saúde.

*Existe apoio e incentivo do Governo Federal para esta implantação .


PROJETO TERAPIAS  INTEGRATIVAS


PORTARIA No- 971, DE 3 DE MAIO DE 2006

Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, INTERINO, no uso da atribuição que lhe confere o art.87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal, e Considerando o disposto no inciso II do art. 198 da Constituição Federal, que dispõe sobre a integralidade da atenção como diretriz do SUS; Considerando o parágrafo único do art. 3º da Lei nº. 8.080/90 que diz respeito às ações destinadas a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social, como fatores determinantes e condicionantes da saúde; Considerando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem estimulando o uso da Medicina Tradicional/Medicina Complementar/ Alternativa nos sistemas de saúde de forma integrada às técnicas da medicina ocidental modernas e que em seu documento “Estratégia da OMS sobre Medicina Tradicional 2002-2005” Ministério da Saúde, tornando disponíveis opções preventivas e terapêuticas aos usuários do SUS e, por conseguinte, aumentando o acesso, resolve:Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo a esta Portaria, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Parágrafo único. Esta Política, de caráter nacional, recomenda a adoção pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da implantação e implementação das ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares. Art. 2º Definir que os órgãos e entidades do Ministério da Saúde, cujas ações se relacionem como tema da Política ora aprovada, devam promover a elaboração ou a readequação de seus planos, programas, projetos e atividades, na conformidade das diretrizes e responsabilidades nela estabelecidas. Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ AGENOR ÁLVARES DA SILVA

AS TERAPIAS  QUE PODEM COMPOR ESTA PRÁTICA

- Medicina Tradicional Chinesa. O objetivo desse conhecimento é obter meios de equilibrar mente e corpo . .
-Acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de
forma integrada com outros recursos terapêuticos.
-Homeopatia sistema complexo de caráter holístico, baseada no princípio vitalista e no uso da lei dos semelhantes enunciada por Hipócrates no século IV a.C. Foi desenvolvida por Samuel Hahnemann no século XVIII, após estudos e reflexões baseados na observação clínica e em experimentos realizados na época.
-Fitoterapia é uma “terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal”. O uso de plantas medicinais na arte de curar é uma forma de tratamento de origens muito antigas, relacionada aos primórdios da medicina e fundamentada no acúmulo de informações por sucessivas gerações
- Águas Minerais para tratamento de saúde é um procedimento dos mais antigos, utilizado desde a época do Império Grego. Foi descrita por Heródoto (450 a.C.), autor da primeira publicação científica termal.
-Outras...

OBJETIVO:

-Contribuir no controle de doenças , auxiliar na estabilização e recuperação  de patologias instaladas,aliviar dores,reduzir uso e custo de medicamentos,melhorar qualidade de vida dos usuários ,auxiliar no tratamento tradicional de doenças,outros...



CAPACITAÇÃO INTEGRADA À EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

A Estratégia de Saúde da Família tem como objetivo principal o de gerar práticas de saúde que possibilitem a integração das ações individuais e coletivas. Essa nova prática exige um profissional com visão sistêmica e integral do indivíduo,da família e da comunidade na qual esta família está inserida.Como conseqüência,exige também  currículos e programas de capacitação orientados para as necessidades/realidades municipais, além deste profissional  da equipe ser capaz de atuar com criatividade e senso crítico,mediante uma prática humanizada,competente e resolutiva,que envolve ações de promoção,prevenção,recuperação e de reabilitação.Deve estar capacitado para planejar,organizar,desenvolver e avaliar ações que respondam às necessidades da comunidade,articulando  os diversos setores envolvidos na Promoção da saúde.E para que isso aconteça é preciso, uma permanente interação com a comunidade, no sentido de mobilizá-la e estimular sua participação.
É preciso estar ciente que os sistemas de saúde não dispõem hoje de um número satisfatório de profissionais com este novo perfil
Por isso a necessidade de Capacitação e vigilância  no desenvolvimento das ações e destes profissionais.


OBJETIVO:
-Implementar a proposta de capacitação de equipes de saúde da família ,inserindo na implantação da Educação Permanente em Saúde.
-Respostas imediatas às crescentes demandas e necessidades dos  profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família.