Artigos

Artigo 1
(Artigo publicado em Novembro de 2011 no site:www.visaoclassificados.com.br)

VERÃO=TODO CUIDADO É POUCO!!!!

Alguns cuidados mínimos com a alimentação, pele e o corpo devem ser observados e inseridos em  sua vida, fazendo a diferença na  sua saúde neste período.

ALIMENTAÇÃO:
No verão é muito comum, aumentarem as doenças derivadas de alimentação: férias escolares,viagens,comer fora,fast food, favorecem muito a ingestão de condimentos,gorduras,açucares,...também a conservação inadequada dos alimentos acarretam aumento e proliferação de bactérias, na maioria das vezes levando a diarréia,vômitos,náuseas,desidratação,...ou ainda situações mais graves.
-Preste atenção à higiene, principalmente dos alimentos.
-Observe a característica padrão de cada alimento.
-Evite enlatados.
-Tome muito líquido e água filtrada  nos intervalos das refeições.
-Afaste-se de dietas gordurosas e também das milagrosas.
-Tenha uma dieta balanceada.
-Fracione sua alimentação.
-Coma mais  frutas,verduras e legumes.E se possível...
-Prepare você mesmo sua refeição.

PELE:
Os raios ultravioletas B, e a exposição demasiada ao sol, são as principais causas no surgimento de linhas de expressão, rugas,manchas,doenças de pele, envelhecimento precoce, sendo ainda mais graves quando do desenvolvimento de câncer de pele.No verão estes raios são mais intensos,e por isso todo cuidado é pouco!!!!
-Proteja  sua pele em todas as estações do ano,pois os efeitos da radiação são cumulativos.
-Aplique  constantemente  bloqueador e  ou filtro solar, repassando  a cada 2 horas,adequando-os a faixa etária  e ao tipo de pele,inclusive nas cicatrizes pois estas se recentes podem escurecer e se antigas podem evoluir  para câncer de pele.
-Evite exposição solar no período entre 10 e 16 horas, pois a incidências dos raios ultra v aumentam neste período.
-Use bonés, chapéus, viseiras, óculos escuros, guardas sol e barracas, pois o principal local de ocorrência de câncer de pele é a face.
- Tome banho frio e aplique um hidratante de preferência sem álcool, após a exposição solar.
-Evite bronzeamento artificial, este tipo rápido de exposição aumenta a incidência de câncer.
-Alimente-se bem, coma principalmente frutas e legumes de cor vermelha e ou alaranjadas, que contém carotenóides, como:
mamão,abóbora,cenoura,maçã,beterraba,outros,pois estes retém a radiação ultravioleta.
-Procure  um dermatologista, caso apresente na pele feridas com mais de 3 ou  4 semanas que não cicatrizam,variação de cor,manchas que coçam, ardam, descamam ou sangram.

CORPO:
É equivocada a idéia de que um corpo saudável é aquele que precisa  ser preparado para ser mostrado na praia durante o  verão.O resultado adequado que proporciona um sistema regulado e trás benefícios á saúde são adquiridos com atividade física constante,moderada e adequadamente planejada ,onde os melhores resultados não serão só vistos  na praia e sim na melhora do humor, redução do stress,aumento do ânimo e da motivação, maior paciência para lidar com as situações do dia a dia,propiciando  um sistema cardiovascular e pulmonar favorável além de melhora do metabolismo celular e sistema imunológico mais alerta,...enfim,melhora significativa na sua saúde e na sua  qualidade de vida.


Fonte:Hospital Português/INCA/ Livro Práticas de Enfermagem/Tratado de enfermagem
Pesquisado, Desenvolvido e Postado por: Enfermeira Rose/corem80866




Artigo 2
(Artigo publicado em Dezembro de 2011 na revista: A9 editora/Em Cotia)

PARA APROVEITAR A ESTAÇÃO MAIS QUENTE DO ANO SEM CULPA,CUIDADOS SÃO NECESSÁRIOS:

Minha orientação é  para com a pele:


O CÂNCER DE PELE É O TIPO DE CANCER MAIS INCIDENTE NO BRASIL
SEGUNDO O INSTITUTO NACIONAL DO CANCER(INCA),SURGEM  100 MIL NOVOS CASOS A CADA ANO.

OS RAIOS ULTRAVIOLETAS B , E A EXPOSIÇÃO DEMASIADA AO SOL ,SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS NO SURGIMENTO DE LINHAS DE EXPRESSÃO, RUGAS , MANCHAS,DOENÇAS DE PELE ,ENVELHECIMENTO PRECOCE, SENDO AINDA MAIS GRAVES QUANDO DO DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER DE PELE. NO VERÃO ESTES RAIOS  SÃO MAIS INTENSOS, E POR ISSO O AUMENTO DOS CUIDADOS SÃO NECESSÁRIOS:
-Proteja  sua pele em todas as estações do ano,pois os efeitos da radiação são cumulativos.
-Aplique  constantemente  bloqueador e  ou filtro solar, repassando  a cada 2 horas,adequando-os a faixa etária  e ao tipo de pele,inclusive nas cicatrizes pois estas se recentes podem escurecer e se antigas podem evoluir  para câncer de pele.
-Evite exposição solar no período entre 10 e 16 horas, pois a incidências dos raios ultra v aumentam neste período.
-Use bonés, chapéus, viseiras, óculos escuros, guardas sol e barracas, pois o principal local de ocorrência de câncer de pele é a face.
-Após exposição solar, tome banho frio e aplique um hidratante que é  necessário e sem álcool.
-Evite bronzeamento artificial, tipo rápido de exposição aumenta a incidência de câncer.
-Abuse dos líquidos, sucos de frutas, água natural,”sempre”,evitando exposição solar intensa,que pode levar a desidratação, febre, desmaio, choque,pressão sanguinea baixa e batimentos cardíacos irregulares.
-Alimente-se bem, coma principalmente frutas e legumes de cor vermelha e ou alaranjada, que contém carotenóides, como:mamão,abóbora,cenoura,maça,beterraba,outros,pois estes retém a radiação ultravioleta.
-Vá a um dermatologista, caso apresente na pele feridas com mais de 4 semanas que não cicatrizam,variação de cor,manchas que coçam, ardam, descamam ou sangram.

UM ÓTIMO VERÃO !!!!


Fonte Central-x/diversas/INCA/Tratado de enfermagem
Pesquisado, Desenvolvido e Postado por: Enfermeira Rose /coren 80866




Artigo 3
(Artigo Publicado em Dezembro de 2011 na revista: Negócios para Negócios )

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR
As questões de saúde-trabalho passaram por várias etapas ao longo da história .O objetivo é avançar além das propostas trabalhadas até hoje: EPI,Exames médicos,Medicina do trabalho,Higiene ambiental e Saúde do trabalhador.
Busca-se agora a integração deste trabalhador em toda sua amplitude com o homem ,o ser humano dignificado e satisfeito com a sua atividade, que tem vida dentro e fora do ambiente de trabalho, que necessita e anseia por  mais qualidade de vida. Partindo deste contexto não podemos separar o homem-trabalhador do homem-social, como se o trabalhador pudesse deixar no portão de entrada da empresa toda a sua história pessoal, ou se na saída retirasse do corpo físico e mental toda carga imposta pelo dia de trabalho, é ai que a educação para a saúde no ambiente de trabalho assume grande importância. Pois é neste local que este “homem” passa grande parte do seu dia e seria significativo que neste mesmo espaço ele pudesse vivenciar reflexões a respeito do todo complexo que envolve sua vida ,corpo,mente e social,onde o resultado positivo contribuirá diretamente em sua própria saúde. Seria um olhar diferenciado de caráter mais humanitário que busca educar para a saúde em um sentido muito mais amplo, propiciando bem-estar e valorização dos indivíduos.
Acredita-se que o ser humano mais saudável, nos mais variados aspectos, proporcione benefícios para as empresas, que terão menos absenteísmo e custos  relacionados , além de que, essas ações visando o bem-estar e qualidade de vida dos seus participantes, acabam por se converter em marketing para a empresa, pois geram uma imagem positiva, de uma organização preocupada e comprometida com seus colaboradores.
Espera-se que as instituições sérias, Públicas ou Privadas, na atualidade, estejam preocupadas com essa transformação. Se a empresa deseja qualidade e quer ser grande, comece pela saúde e bem estar de seus empregados,sendo produtor de qualidade de vida. O maior ativo de uma empresa é seu funcionário?Então “Olhe para ele”.

Fonte:Pesquisa diversa/internet
Pesquisado, Desenvolvido e Postado por: Enfermeira Rose /coren 80866


 

Artigo 4
(Artigo publicado em Dezembro de 2011 no site:www.visaoclassificados.com.br)


PREVENÇÃO :!!!!!!“ 1º de Dezembro “Dia internacional da luta contra a Aids”

O Brasil tem, aproximadamente, 600 mil portadores do vírus da Aids, o HIV. Segundo previsão do Banco Mundial,o Brasil teria 1,2 milhão de infectados pelo HIV no ano 2000. Dos 600 mil portadores do HIV, incluem-se as pessoas que já desenvolveram Aids e excluem-se os óbitos. Diferente da notificação dos casos de Aids, os dados de HIV são estimados, portanto, não estão disponíveis informações sobre as principais vias de infecção pelo HIV. Em média, a pessoa infectada pelo HIV demora entre 8 e 10 anos para começar a desenvolver os sintomas de Aids. Só então ela é notificada como um novo caso de Aids.

*Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.

PREVENÇÃO
   O preservativo, ou camisinha como é mais conhecido, é uma forma importante de se prevenir contra a AIDS. No entanto, a camisinha não é totalmente segura, “se mal colocada “, pois pode rasgar. Use somente camisinhas feitas de látex (borracha) e dê preferência às que já são lubrificadas. Não utilize óleos, geléias, vaselinas, pois podem enfraquecer a borracha e causar o rompimento da camisinha.
    Como usar: verifique se a borracha se adaptou corretamente ao pênis, ereto (ou duro). Faça compressão ao desenrolar e colocar a camisinha para expelir o ar e deixe um espaço na ponta para permitir que estique durante a relação sexual e possa armazenar o esperma. (Não desenrole a camisinha para depois colocá-la no pênis). Para retirá-la, faça-o antes do pênis perder a ereção e com cuidado para não vazar.
Por ser um vírus alojado dentro da célula, o HIV é transmitido de modos muito específicos, no contato direto da corrente sanguínea com determinados fluidos corporais onde circulam os linfócitos portadores. Os fluidos corporais que contém o HIV em quantidades suficientes para a transmissão são o sangue, o esperma, a secreção vaginal e o leite materno. O contato destes líquidos com a pele íntegra não transmite o vírus, ele só é transmitido quando há uma passagem direta para a corrente sanguínea.
O HIV é um vírus "anorexígeno", isto é, ele não sobrevive fora da célula, em contato com o ar. Portanto ele não se transmite através de beijos, carícias, talheres, copos, tosse, espirro, lágrima, suor, picada de insetos, animais domésticos, piscinas, contato cotidiano, ou quaisquer outras práticas que não envolvam trocas dos fluidos corporais mencionados acima.
A transmissão do HIV pode ser evitada das seguintes formas:
Sexo Seguro: Com o uso de preservativo (incluindo sexo oral).
Evitando compartilhar objetos perfuro cortantes que entrem em contato direto com sangue, principalmente seringas. Evitando receber doações de sangue e derivados, esperma ou órgãos que não tenham sido testados para o HIV.
Lembramos que uma mulher grávida pode transmitir o HIV para o seu filho, durante a gestação, no momento do parto ou amamentando-o. Caso uma mulher soro positiva queira engravidar é importante que ela procure orientação médica especializada pois há formas de reduzir o risco de transmissão para o bebe.
*Uma outra informação importante: a camisinha, embora não seja 100% segura, é extremamente segura quando utilizada corretamente. A maior causa de rompimento são os erros na sua utilização. Muitos portadores do HIV têm vida sexual ativa, sem que isto represente um risco para os seus parceiros.
São muitas as informações sobre a Aids, não seria possível descrevê-las todas aqui, portanto, mais informações, consulte:

Fonte: Ministério da Saúde-Departamento de DST/AIDS e Hepatites virais.

Pesquisado,Desenvolvido e Postado por: Enfermeira Rose /coren 80866