“Desafios de educar na era digital”
Atualmente o uso da tecnologias
está presente na vida escolar,
cada vez mais, esta ferramenta vem sendo utilizada por alunos, que tem na
tecnologia hoje um parceiro no desenvolvimento da aprendizagem, sendo assim
o papel do professor na era digital, é
mediar o estudante na caminhada na carreira estudantil, trazendo sempre novos
conhecimentos em sala de aula, levando sempre em conta o conhecimento prévio do
estudante, trazer a tecnologia como um método amplo e eficaz a ser explorado,
para isso é preciso que o professor, busque conhecimento na área tecnológica,
tenha interesse no assunto, e saiba usar esta ferramenta a seu favor.
Como vemos, muitas são as
mudanças do ensino na área digital, começando por uma nova reflexão e a mudança
da relação com os objetos, os ensinos pautados na linearidade passará a ser um
ensino móvel- flexível, algo inevitável, estabelecendo novos discursos e novos
sujeitos passarão a ter voz, acabando por fim com a monopolização do saber.
As mudanças são inevitáveis,
tanto para o positivo, quanto para o negativo. (Stiler),2007 diz que os
recursos tecnológicos servem para explorar novas possibilidades pedagógicas,
assim contribuindo na melhoria dos docentes e seus trabalhos em sala de aula,
valorizando o aluno como sujeito do processos educativo.
A metodologia de ensino do
futuro, acompanhada da tecnologia trará uma nova visão sobre a aprendizagem. Passará
a ser equipes de trabalho formadas por professores e aluno, no desenvolvimento
conjunto de projetos. Haverá também
mudanças na forma de avaliação, que não será determinada por uma única pessoa,
até porque haverá tantos currículos quantas forem as navegações dos alunos. Porém
é preciso refletir todo este processo, porque para que as coisas aconteçam de
uma forma contínua, mais positiva possível, e sem traumas, os professores antes
de tudo precisam estar preparados, e não é o que vemos. No Brasil vemos que a grande maioria dos
professores ainda se encontram acomodados, não sendo preparados e não se
importando muito para estas inovações.
A aula discursiva ainda é a
favorável e cômoda forma de transmitir saber, um saber que não vem sendo
reciclado e nem aprimorado.
É preciso mudanças também na
formação de mestres, buscando um novo perfil. O futuro do ensinar e aprender
necessita de professores que devem ser vistos como arquitetos cognitivos,
planejando a cada dia sua forma de ensinar, com ênfase na pesquisa e meditação
Ramal,( 2008).
Dentro desse novo panorama da
era digital, os professores precisam
continuar no controle do processo ensino/aprendizagem.
Com a utilização das novas
tecnologias e se atualizando, tudo correrá a seu favor, e também dos alunos.
Para isso o interesse e iniciativa dos mediadores do conhecimento, que
aprimoram e reciclam seus conhecimentos, aprimorando método de ensino de acordo
com o desenvolvimento tecnológico do século atual, não deixando assim, estarem
presos e estacionados em antigas metodologias do passado.
Certamente torna necessário e
imprescindível a reformulação do papel
reprodutor para papel transformador. O uso da internet, como ferramenta de
ensino, leva o professor a desenvolver uma forma de fazer com que o aluno
pense, estimule seu raciocínio, resolva situações problema, analise e construa
objetivos, trabalhando o lado cognitivo do aprendiz. Novas ferramentas tecno-
pedagógicas serão necessárias e indispensáveis para a formação futura, fazendo
brotar frutos na árvore do conhecimento. A reformulação da visão sobre a
tecnologia ajudará muito na construção deste novo processo que se apresenta “
era tecnológica digital”, assim, o futuro da educação será mais positiva, onde
alunos deixarão de receber informações prontas, simplesmente para decorar para
provas, e passarão a ser protagonistas no processo do aprendizado,
participativos levando a repensar sobre
muitos aspectos sociais, culturais e educacionais, que antes parecia imutáveis.
POR:Enfermeira Rose