sexta-feira, 13 de novembro de 2015

DESAFIOS DE EDUCAR NA ERA DIGITAL

“Desafios de educar na era digital”
                
               Atualmente o uso da tecnologias está presente na vida escolar, cada vez mais, esta ferramenta vem sendo utilizada por alunos, que tem na tecnologia hoje um parceiro no desenvolvimento da aprendizagem, sendo assim o  papel do professor na era digital, é mediar o estudante na caminhada na carreira estudantil, trazendo sempre novos conhecimentos em sala de aula, levando sempre em conta o conhecimento prévio do estudante, trazer a tecnologia como um método amplo e eficaz a ser explorado, para isso é preciso que o professor, busque conhecimento na área tecnológica, tenha interesse no assunto, e saiba usar esta ferramenta a seu favor.
                Como vemos, muitas são as mudanças do ensino na área digital, começando por uma nova reflexão e a mudança da relação com os objetos, os ensinos pautados na linearidade passará a ser um ensino móvel- flexível, algo inevitável, estabelecendo novos discursos e novos sujeitos passarão a ter voz, acabando por fim com a monopolização do saber.
          As mudanças são inevitáveis, tanto para o positivo, quanto para o negativo. (Stiler),2007 diz que os recursos tecnológicos servem para explorar novas possibilidades pedagógicas, assim contribuindo na melhoria dos docentes e seus trabalhos em sala de aula, valorizando o aluno como sujeito do processos educativo.
                A metodologia de ensino do futuro, acompanhada da tecnologia trará uma nova visão sobre a aprendizagem. Passará a ser equipes de trabalho formadas por professores e aluno, no desenvolvimento conjunto  de projetos. Haverá também mudanças na forma de avaliação, que não será determinada por uma única pessoa, até porque haverá tantos currículos quantas forem as navegações dos alunos. Porém é preciso refletir todo este processo, porque para que as coisas aconteçam de uma forma contínua, mais positiva possível, e sem traumas, os professores antes de tudo precisam estar preparados, e não é o que vemos. No  Brasil vemos que a grande maioria dos professores ainda se encontram acomodados, não sendo preparados e não se importando muito para estas inovações.
              A aula discursiva ainda é a favorável e cômoda forma de transmitir saber, um saber que não vem sendo reciclado e nem aprimorado.
                  É preciso mudanças também na formação de mestres, buscando um novo perfil. O futuro do ensinar e aprender necessita de professores que devem ser vistos como arquitetos cognitivos, planejando a cada dia sua forma de ensinar, com ênfase na pesquisa e meditação Ramal,( 2008).
               Dentro desse novo panorama da era digital, os professores precisam  continuar no controle do processo ensino/aprendizagem.

               Com a utilização das novas tecnologias e se atualizando, tudo correrá a seu favor, e também dos alunos. Para isso o interesse e iniciativa dos mediadores do conhecimento, que aprimoram e reciclam seus conhecimentos, aprimorando método de ensino de acordo com o desenvolvimento tecnológico do século atual, não deixando assim, estarem presos e  estacionados  em antigas metodologias do passado.

               Certamente torna necessário e imprescindível  a reformulação do papel reprodutor para papel transformador. O uso da internet, como ferramenta de ensino, leva o professor a desenvolver uma forma de fazer com que o aluno pense, estimule seu raciocínio, resolva situações problema, analise e construa objetivos, trabalhando o lado cognitivo do aprendiz. Novas ferramentas tecno- pedagógicas serão necessárias e indispensáveis para a formação futura, fazendo brotar frutos na árvore do conhecimento. A reformulação da visão sobre a tecnologia ajudará muito na construção deste novo processo que se apresenta “ era tecnológica digital”, assim, o futuro da educação será mais positiva, onde alunos deixarão de receber informações prontas, simplesmente para decorar para provas, e passarão a ser protagonistas no processo do aprendizado, participativos levando a  repensar sobre muitos aspectos sociais, culturais e educacionais, que antes parecia imutáveis.

POR:Enfermeira Rose