sexta-feira, 21 de março de 2014



Saúde e Segurança no Trabalho

"A organização do trabalho exerce sobre o homem uma ação específica, cujo impacto é o aparelho psíquico. Em certas condições emerge um sofrimento que pode ser atribuído ao choque entre uma história individual, portadora de projetos, de esperanças e de desejos e uma organização do trabalho que os ignora." ( Dejours, 1987).
                  Esta organização é responsável  direta ou indiretamente pelas consequências penosas ou favoráveis para o funcionamento psíquico do trabalhador. Estudos realizados a partir da década de 70  demonstram que cada vez mais é comum as experiências de prazer e de sofrimento no trabalho  expressas por meio de sintomas específicos relacionados ao contexto sócio – profissional e a própria estrutura de personalidade de cada indivíduo.
                  O trabalho é de fundamental importância para o homem perante a sociedade, além de ser o meio de garantir satisfação material ainda constitui-se na essência do ser humano, no prazer de produzir, modificar, construir e realizar sonhos, porém estes muitas vezes ficam pelo caminho acarretando uma série de transtornos psíquico na vida da pessoa.
                  Cada um reage  de forma diferente  às situações de dificuldades relacionadas ao trabalho, muitas chegam  á empresa  com grandes expectativas, sonhos, projetos em busca de realização profissional que automaticamente  o leva a idealização de satisfação de todas as suas necessidades pessoais.
                   Porém, muitas das organizações estruturadas  no modelo de automatismo não estão interessadas e nem entendem o que isso significa para o trabalhador, concentradas no seu processo rotineiro, ignoram as expectativas e arquivam suas ideias e ideais.
Segundo Freud, a atividade do homem caminha em duas direções: uma é a ausência de sofrimento e a outra sendo experiência intensa de prazer. Mas o que se vê é uma relação  difícil e conflitante, onde por um lado é evidenciada  a imposição organizacional e do outro a busca de concretização e realização profissional.
                   É mais fácil entendermos como isso acontece se compreendermos o significado  desta  relação  para o indivíduo  que busca colocar em prática suas experiências, expectativas, seus sonhos, onde o prazer é a satisfação encontrada mediante a intensidade da descarga psíquica  em relação ao trabalho desenvolvido, através de seus desejos mais profundos, e  o sofrimento sendo sensações desagradáveis  pela não satisfação e realização das suas necessidades podendo isso afetar seu corpo, além de tudo e todos a sua volta.
                    É preciso o consenso entre ambas as partes, respeitando o trabalho  a partir da escolha do indivíduo  com uma  adequação das suas necessidades  não ignorando os objetivos propostos pela organização a fim  que este se torne prazeroso ao trabalhador  e eficiente à organização do trabalho. Quando isso se torna impossível de acontecer, o trabalhador  através de sua personalidade, sua história de vida,seus anseios, contido em suas relações e necessidades pessoais, apresenta um  desprazer,caracterizando assim sofrimento, transformando o trabalho em mero meio de sobrevivência, se tornando uma obrigação , deixando de ser satisfação e desejo, favorecendo  este ao desencadeamento de sinais e sintomas evidenciados de  patologias e transtornos psíquicos específicos , sendo que quanto maior  suas expectativas , e o valor deste trabalho em sua vida, maior  será as  consequências psíquicas sofridas por ele.Uma destas patologias evidenciadas que caracterizam este sofrimento é a “ansiedade”.
                     A  ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável,vago, acompanhado de sensações físicas, podendo ser esta considerada normal, onde não necessita de tratamento por ser natural e auto limitada, e a mais frequente encontrada perante situações como estas, é a  anormal que constituem síndromes de ansiedade, sendo patológicas e necessitando de tratamento específico. Esta ansiedade generalizada  é excessiva sempre, com motivos injustificáveis e desproporcionais à  ansiedade comum.
                     Muitos sintomas podem ser observados nesta patologia como: tensão muscular, inquietação, fadiga, falta de ar, taquicardia, sudorese, tontura, boca seca, micção frequente, diarreia, dificuldade de dormir, problemas de concentração, irritabilidade e cefaleias.
Na ansiedade patológica a pessoa permanece tensa, apreensiva, nervosa, inquieta, irritada por um período superior a 6 meses. Para  auxiliar no tratamento é preciso terapia e tratamento medicamentoso.
                      É possível prevenir e lidar com estes acometimentos junto ao trabalhador através de estratégias defensivas que segundo Dejours, podem permitir ao sujeito uma estabilidade na luta contra o sofrimento, são mecanismos pelo qual o trabalhador busca modificar, transformar e minimiza a percepção da realidade que o faz sofrer, é um processo puramente  mental, pois não se consegue modificar a realidade da pressão patogênica no dia a dia deste trabalhador geralmente imposta pela organização do trabalho. Estas estratégias podem ser coletivas e individuais com apoio, pois sozinho o trabalhador não conseguirá, elas  possibilitarão  o processo de mobilização subjetiva, através da fala do trabalhador, com análise da palavra que se constitui mediadora entre representações psíquicas e a realidade, através da busca constante da dinâmica que envolve  homem - trabalho, por se tratar de assunto  amplo,ainda necessitando de muito estudo a fim que  permita transformação do seu sofrimento,porém o que vemos são profissionais cada vez mais sendo acometidos por esta situação em relação a organização do trabalho.


REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS

Revista Espaço Acadêmico, nº 97, junho de 2009
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/indextivos
Aspectos psicodinâmicos da relação homem-trabalho: as contribuições de C. Dejours, Ana Magnólia Bezerra Mendes/Professora Assistente do Depto de Psicologia da UFPE. Mestre em Psicologia Social e do Trabalho. UnB/Psicol. cienc. prof. vol.15 no.1-3 Brasília  1995.

Apostila: Saúde Mental no Trabalho,W.Educacional Editora e Cursos Ltda.2011,Brasília-DF.

NR 17 - NORMA REGULAMENTADORA 17  GuiaTrabalhistawww.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17.htm

www.trt9.jus.br/internet_base/arquivo_download.do?evento/efeitos da organização do trabalho sobre a saúde do trabalhador.


sábado, 8 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



8 de março: Dia Internacional da Mulher

Quanta poesia no significado da palavra MULHER!!!! Drama,comédia,ficção,romance,realidade,...
A poesia que descreve a mãe, avó, filha, irmã, amiga, companheira, esposa, profissional, assim como tantas outras mil definições que podemos colocar aqui, é estar mil vezes em cada poesia todos os dias. É abençoar e ser abençoada, através do processo único de gerar e dar razão e existência à vida.
Mulher que merece não apenas neste dia, mas em todos, ser admirada, acalentada, abraçada, beijada, compreendida, acariciada, e muito além disso, ter o direito de ser respeitada, pela busca por igualdade, por ser guerreira e ser o sentido de tudo. É o significado do ser, do ter e do existir, resposta a tudo que ainda se faz incompreendido, o resultado incontestável da proposta divina apresentada diferentemente para cada uma, mas que se faz tão igual, sublime e iluminada. É indiscutivelmente o símbolo do amor incondicional.
Porém, não se pode esquecer o verdadeiro sentido e real significado deste dia!!!!
Neste dia nasceu o  protesto contra a opressão feminina, proposto em 1910 por Clara Zétkin e Rosa de Luxemburgo, na 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague. “Esta  data representa a luta das mulheres por igualdade social, política e no mercado de trabalho, a luta incessante  contra a desigualdade de gêneros, que apesar dos avanços permanece forte até hoje”. Que todos os dias se faça uma nova poesia, uma nova história, uma nova oportunidade, um novo resultado para cada MULHER!!!!!!

Parabéns hoje e sempre!!!!   

Enfermeira Rose
Coordenadora Municipal PRB Mulher Cotia-SP